AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA EM CÃES
INSUFICIÊNCIA VALVAR MITRAL
A insuficiência valvar mitral é um distúrbio valvar comumente encontrado na prática veterinária e está associada a fatores congênitos e adquiridos. Geralmente diagnosticamos disfunção da valva mitral (DDVM) em sua apresentação crônica em cães de média idade e pequeno porte. A busca do diagnóstico da insuficiência mitral em estágio inicial permite através de terapêutica persistente retardar a progressão da doença e amenizar os sintomas clínicos. Os sinais clínicos presentes incluem, intolerância ao exercício, tosse, alteração do padrão respiratório e algumas vezes síncope. O diagnóstico da insuficiência mitral não é um grande desafio salvo nos casos em que a doença se encontra em estágio inicial.
“A tosse é o sinal referido pelo proprietário e, embora não seja específico da doença cardíaca, deve ser investigado através de radiografias torácicas e exames ecocardiográfico”.
Radiografia Torácica e Ecocardiografia
Na avaliação dos cães cardiopatas, a associação do exame radiográfico torácico e da ecocardiografia aumenta a eficácia diagnóstica. O exame radiográfico fornece informações em relação ao tamanho cardíaco e alterações secundárias que a descompensação cardíaca faz nos pulmões (edema pulmonar). A ecocardiografia confirma a suspeita radiográfica e define a causa da cardiomegalia.
Exames radiográficos da cavidade torácica e ecocardiográficos são ferramentas diagnósticas para esta afecção e orientação para tratamento clínico, melhorando a quantidade de vida dos nossos Pets.
Drª Bárbara Dias
Radiologista – Vet imagens